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Marketing Educacional funcional? Descubra principais estratégias no setor

Muitas empresas do segmento educacional buscam uma forma eficiente para transmitir seus valores, captar alunos e melhorar a sua comunicação com a comunidade escolar.

Neste contexto, o marketing educacional tem se mostrado como uma estratégia altamente promissora. Este trabalho deve ser realizado ao longo de todo o ano letivo, ampliando a visibilidade e a autoridade da sua escola. Neste artigo vamos mostrar a você o que é o marketing educacional e apresentar estratégias eficazes que podem ser realizadas por você, hoje mesmo. Confira!

Marketing educacional

Trata-se de uma estratégia de comunicação completa que tem como objetivo trabalhar o relacionamento com alunos e seus familiares, funcionários da instituição e membros da comunidade local. A ideia é imprimir o carisma e a identidade da escola.

O marketing educacional deve regular todas as mensagens veiculadas nos  meios de comunicação online e offline. Isso deve ser realizado durante todo o ano letivo e não somente no período de matrículas. Toda a comunicação, no entanto, precisa ser pautada pela verdade e pela qualidade. Os seus alunos precisam ter boas experiências na sua instituição. Torna-se necessário investir em acessibilidade, eventos culturais, esportivos e em uma infraestrutura moderna.

Outbound marketing

No Outbound Marketing você realiza o marketing tradicional. Neste processo, as campanhas são realizadas, em sua grande maioria, em uma mídia de massa, sem realizar a segmentação do seu público. São consideradas ações de Outbound Marketing todas as campanhas realizadas na TV, rádio, telemarketing, mala direta, flyers, etc.

Entre as desvantagens desta estratégia podemos citar o alto custo e a ausência de interação e segmentação. No entanto, se você tiver como investir nesta estratégia com certeza terá resultados positivos.

Marketing Digital

Se você não possui tantos recursos assim para investir em estratégias voltadas para o Outbound Marketing, o marketing digital pode ser a solução para você, mas especificamente as estratégias de inbound marketing. Pense as seguinte forma, neste exato momento existe uma grande quantidade de pais e mães sedentos por informações acerca da melhor instituição para matricular os seus filhos.

Essas pessoas estão cheias de dúvidas e buscam no Google a resposta para elas. No inbound marketing você será a resposta para essas pessoas. Funciona da seguinte forma, no inbound marketing você cria e compartilha conteúdos de qualidade direcionados a sua persona, ou seja, aos seus potenciais alunos.
A estratégia se baseia na ideia de atrair o interesse das pessoas com conteúdos que sejam realmente relevantes e importantes para elas. Enquanto o (Outbound Marketing) “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes, no inbound marketing o cliente e que chega até você, sendo conduzido por um funil de vendas que o leve a decisão de realizar a matrícula.

Estratégias para iniciantes

Se você ainda não está presente no universo digital, daremos a você as principais estratégias para se fazer presente neste ambiente. Lembre-se o seu cliente está na internet buscamos informações sobre as melhores escolhas para matricular os seus filhos, se você não responder essas dúvidas o seu concorrente o fará.

A primeira coisa que você precisa ter é um site com conteúdos de qualidade, de fácil navegação e com todas as informações necessárias para que o seu cliente efetue a matrícula. Esse site deve possuir um blog, pois será nele que você responderá as dúvidas mais complexas, educando o seu cliente sobre as questões mais relevantes.

Todos os conteúdos desenvolvidos, para o seu site e blog, devem contemplar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), para colocar a sua marca nas primeiras páginas do Google. Além disso, crie páginas empresariais nas redes sociais onde o seu futuro aluno se concentra. Não publique em todas as redes isso será perda de tempo.

Marketing educacional na Dowbis

Há mais de 20 anos a Dowbis trabalha com a captação de alunos e o fortalecimento de marcas utilizando o marketing digital e  representação comercial. Entre seus clientes estão escolas técnicas, faculdades, escolas de língua estrangeira e institutos de pós-graduação.

O marketing digital é a forma mais eficiente e econômica de divulgar a sua escola para o seu futuro aluno. A Dowbis realiza esse serviço com maestria, pois, dispõe de uma equipe altamente qualificada e tecnologias de ponta para colocar a sua escola  em destaque no universo digital. Conheça algumas estratégias utilizadas:

  • Gestão estratégica de marketing digital;
  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdos;
  • Mídias sociais;
  • Desenvolvedores Web;
  • Controle de tráfego pago – Google e mídias sociais.

Se você deseja conhecer essas e outras estratégias de marketing educacional, entre em contato com um de nossos consultores e agende uma reunião. Queremos fazer parte da sua trajetória de sucesso! Ligue 31 2522-7160