DowbisMarketing Digital Saiba o que é Marketing Digital e a importância dele para o seu negócio

Saiba o que é Marketing Digital e a importância dele para o seu negócio

Você precisa melhorar a captação de clientes e fortalecer a sua marca, mas não tem ideia de como fazer isso? O marketing digital pode ser a resposta para você. Pense da seguinte maneira, o seu cliente está na internet perguntando ao Google tudo sobre o que você oferece. Na prática, o seu cliente quer saber: o que você faz, porque você faz, como o seu serviço ou produto funciona e como usar.

Se você não estiver uma estratégia digital eficiente, para estar nas primeiras páginas do Google, sabe quem vai responder essas perguntas? O seu concorrente e você vai perder mais uma vez. A boa notícia é que você pode mudar essa história com uma estratégia de marketing digital eficaz e o melhor, sem pesar muito no orçamento. Acompanhe este post e entenda o que marketing digital.

o que é B2B e B2C

O que é Marketing Digital

A internet e o fácil acesso à informação estão sempre presentes no nosso dia a dia. Em casa, no ônibus, na sala de aula… em todos os lugares temos nossos celulares conectados na internet. A nossa rotina mudou bastante com isso. Sendo assim, o mesmo aconteceu com o nosso processo de compra e obtenção de informação. Mas, afinal, o que é Marketing Digital e o que ele tem a ver com isso?

Quando queremos comprar algum produto ou serviço, o processo natural é efetuar uma busca e ver o que encontramos. É por meio desse processo que pesquisamos pelos melhores preços e informações adicionais. Por exemplo, o que as pessoas dizem sobre esse produto.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Sendo assim, é por isso que o Marketing Digital é considerado a melhor e principal forma de se fazer marketing atualmente. O número de pessoas conectadas nos meios digitais ao redor do mundo é enorme, portanto, o melhor jeito de atingi-los é fazendo o uso do mesmo ambiente digital.

Esse tipo de marketing surgiu em 1990, que foi o momento onde a internet passou por um grande crescimento. Na época, o acesso à web era feito apenas por empresas e pessoas mais envolvidas com tecnologia.

Mas, ao longo do tempo, a web foi se desenvolvendo e evoluindo sem a percepção de grande parte da população. Já nos anos 2000 eram mais de 17 milhões de usuários e, então, o Marketing Digital se tornou a base do que temos conhecimento hoje.

Como aplicar o Marketing Digital

Saber o que é o Marketing Digital não é o suficiente, é preciso saber como aplicá-lo, na prática. Não existe uma fórmula de bolo que sirva para todos os tipos de empresa. Se alguém te disser isso, pode acreditar que está sendo enrolado.  As estratégias a serem utilizadas, vão depender dos objetivos que deseja alcançar. Além disso, torna-se necessário conhecer a fundo quem é o seu cliente, onde ele está e quais são suas expectativas.

Ciente disso, existem infinitas possibilidades para alcançar os seus objetivos utilizando marketing digital. Iremos apresentar as estratégias mais usadas no mercado para que você entenda um pouco mais.

Tráfego Pago

Imagina um site perfeito, com um lindo designer e conteúdos de qualidade, altamente relevantes, porém, sem nenhuma visita. Não faz muito sentido não é mesmo?  O tráfego é exatamente isso, a audiência ou o fluxo de movimento de visitantes em seu site ou blog. Sem tráfego não há razões para existir, uma vez que você não terá chances de conversão, interatividade ou vendas, pois, ninguém estará vendo o que você está publicando.

Com o tráfego pago, ou Link Patrocinado, você poderá gerar um acesso rápido em seu site ou blog utilizando anúncios publicitários criados através de plataformas específicas.

Inbound Marketing

O Inbound marketing também tem como objetivo atrair clientes para o seu site e blog, porém, de forma orgânica, ou seja, sem realizar o patrocínio publicitário para isso. Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing tem como foco atrair, converter, fechar negócio e fidelizar clientes no ambiente online.

Está difícil visualizar essa estratégia, na prática? Veja da seguinte maneira: no marketing tradicional, ou Outbound marketing, as campanhas publicitárias são veiculadas para uma grande audiência na TV, rádio e outdoor.

Neste contexto, a mensagem é emburrada, digamos assim, para uma grande multidão. Clientes e não clientes são obrigados a verem a sua publicidade mesmo sem ter a menor intenção de compra. No inbound marketing ocorre o contrário, ao invés de você correr atrás do cliente, os seus potenciais clientes vêm até a sua empresa, atraídos por conteúdos relevantes. Neste contexto, o seu produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas em comprar de você. Dentro do inbound marketing encontramos quatro grandes pilares para atrair e converter o seu cliente:

  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégia em Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

SEO (Search Engine Optimization)

Se você deseja ficar nas primeiras páginas do Google para vender mais, você com certeza precisa de boas técnicas de SEO.

Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web que tem como objetivo alcançar bons posicionamentos orgânicos para gerar tráfego e autoridade para o seu site ou blog.

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia envolve oferecer um conteúdo de qualidade com a finalidade de informar, educar ou entreter o potencial cliente. Ou seja, o Marketing de Conteúdo tem o foco posicionar o seu negócio para que o seu potencial cliente encontre o seu serviço como solução para o problema buscado.

Essa estratégia engaja o seu negócio com o público-alvo que constantemente pesquisa soluções por meio da internet. Sendo assim, você envolverá o seu futuro cliente com um conteúdo valioso e relevante, fazendo com que ele tenha uma boa percepção de seu negócio.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é usado para fazer contato direto com um grupo de pessoas que são potenciais clientes. Geralmente os conteúdos desses e-mails informam sobre promoções, aquisição de negócios, vendas.

O seu intuito é criar uma relação de confiança com a pessoa ou de divulgar a sua marca. Esse disparo de E-mail Marketing pode ser feito usando listas vendidas (o que não é muito interessante) ou para listas construídas, atingindo clientes e potenciais clientes.

Redes Sociais

As Redes Sociais têm tido uma enorme visibilidade e se popularizaram bastante por ser uma forma de socialização online. Com a evolução desses espaços, eles se tornaram um ótimo canal para quem atua fazendo o Marketing Digital.

É por meio da presença de seu negócio nessas redes que você cria um canal de comunicação com seus clientes. Sendo assim, as mídias sociais se tornaram uma forte aliada para a prática do Marketing de Relacionamento.

Além de ser um canal de comunicação com o cliente, às mídias sociais podem ser também um ótimo canal de promoção. Promover a sua marca, produto e oferecer conteúdos ligados ao posicionamento do seu negócio perante o mundo. Isso ajuda a construir a imagem do seu negócio.

Algumas das métricas do Marketing Digital

O Marketing Digital traz muitas vantagens e uma delas é possibilitar a análise de dados mais precisa. Ou seja, você tem acesso às métricas que apontam com clareza os resultados de uma estratégia aplicada.

Sendo assim, separamos duas métricas importantes para que você tenha conhecimento. Lembrando que elas são apenas parte do que pode ser acompanhado em uma estratégia de Marketing Digital.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Essa é uma das principais métricas no meio digital. O ROI possibilita que sejam identificados todos os resultados positivos tragos pelo investimento.

É por meio dele que os profissionais de Marketing Digital entendem que uma estratégia está sendo ou não eficaz. O retorno sobre o investimento é calculado através de uma expressão matemática que considera a receita total de vendas e o valor total investido por um determinado tempo.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma análise feita em cima do desenvolver de um visitante para se tornar um cliente. Ou seja, “conversão” se refere ao momento em que uma pessoa (visitante) interessada em seu conteúdo chega e dá o passo que a torna um cliente (lead).

Essa métrica é muito importante e pode ser usada para as mais diversas finalidades, mas geralmente ela mensura resultados dentro da estratégia proposta. A taxa de conversão pode ser adquirida dividindo as suas conversões pelo número de sua audiência.

Além dessas métricas, existem inúmeras outras como a do tempo gasto no site, taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques em e-mail, valor do tempo de vida do cliente, etc.

Principais ferramentas utilizadas

Como você pode ver, o Marketing Digital envolve muita análise de dados, informação e estratégia. Sendo assim, são usadas ferramentas para ajudar e otimizar algumas dessas ações.

O uso de algumas ferramentas também podem ajudar a reduzir o custo de aquisição do cliente e têm sido usadas com os mais diversos objetivos. Para exemplificar apresentaremos duas ferramentas com objetivos diferentes.

Google Search Console

Essa ferramenta presta um bom serviço de auxílio para quem busca realizar a otimização para mecanismos de busca — como mais conhecido SEO ou Search Engine Optimization.

O Google Search Console tem diversas funções e pode ajudar com a busca de palavras-chave e a otimização de sites.

Google Analytics

O Google Analytics ajuda a mensurar os resultados adquiridos online. É por meio dele que é possível analisar o comportamento do visitante em seu site. Além de entender melhor do seu engajamento com o seu conteúdo.

Sendo assim, essa ferramenta auxilia quando se vai calcular o ROI e quando se vai identificar qual estratégia está dando mais retorno quanto a resultados sobre atração, engajamento e conversão de público.

Para fazer toda essa mágica acontecer é preciso técnica e experiência no mercado. A Dowbis tem todo o know-how necessário para fazer a sua empresa se destacar no mundo digital. Ligue para (31) 2522-7160 e agende uma reunião. Queremos transformar os seus objetivos em resultados.