SAIBA MAIS SOBRE

O que é Identidade Visual

A comunicação corporativa abrange uma série de aspectos que devem ser levados em consideração ao serem desenvolvidas estratégias de marketing e comunicação nas empresas. Aprender como criar uma boa Identidade Visual é uma delas, e o princípio para que outras ações possam ser executadas com mais qualidade e tenham um bom resultado.

Ter uma identidade corporativa forte atrai visibilidade e relevância, ajudando a marca a se consolidar no mercado. No entanto, esse processo vai muito além de simplesmente desenvolver um logotipo, há muito planejamento por trás disso.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você tenha um entendimento mais amplo sobre o assunto. Além de compreender como criar uma identidade visual adequada para a sua marca e tirar outras dúvidas sobre esse tema. Acompanhe!

O que é a identidade visual de uma marca?

Muitas vezes as pessoas têm a falsa ideia de que identidade visual é um nome mais sofisticado para o logotipo da empresa. O que não é verdade. O logotipo faz sim parte da Identidade Visual da marca, mas ela não se limita a isso.

Podemos definir a Identidade Visual de uma empresa como um conjunto de itens de design como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores e as imagens e também alguns aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos, que são utilizadas nos materiais de comunicação da empresa para individualizar e identificar ela.

A partir desses elementos é desenvolvido um manual de marca e identidade visual. Trata-se de um documento que irá nortear os designers para que a marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos (institucionais e comerciais), no site, nas redes sociais, em placas e fachadas, no uniforme dos funcionários, nos veículos e em qualquer ponto de contato que a marca tenha com seus stakeholders.