+55 31 3025.3044 | +55 31 99760.9866 IDIOMAS:
DowbisIndústria Você conhece os tipos de indústria e seus princípios de gestão? Conheça agora

Você conhece os tipos de indústria e seus princípios de gestão? Conheça agora

Segundo dados do IBGE o Brasil possui mais de 300 mil indústrias que empregam cerca de 70 milhões de pessoas. É um dos setores mais importantes da econômica e sua evolução caminha junto à história brasileira.  

O crescimento do país está intimamente ligado ao sucesso destas empresas. Entender isso e buscar formas políticas, trabalhistas e tributárias que favoreçam este crescimento é da responsabilidade de todos. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de indústria existentes no Brasil e no mundo e sua forma gestão.

indústria

Indústrias Extrativas

As indústrias extrativistas são responsáveis por extrair a matéria-prima como vegetal, animal ou mineral da natureza. Não há, no entanto, uma alteração significativa nas propriedades deste material extraído. Como exemplo deste tipo de indústria podemos citar as indústrias madeireiras, mineradoras, extração de Petróleo e carvão mineral.

Indústrias de Bens de Capital

Trata-se de um setor extremamente complexo, com características que dependem do tipo de produção. Chamadas também de indústria de bens intermediários, essas empresas servem como base para outras indústrias, pois, fornecerem matéria-prima, energia, equipamentos e instalações industriais. Dentre essas indústrias podemos citar as fábricas de tornos que fornecem materiais para indústrias mecânicas e indústrias de ponta. Sua principal função é equipar outros tipos de indústrias.

Indústrias de Bens de Consumo

Este tipo de indústria é responsável por produzir, como o próprio nome diz, produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. São indústrias leves que são localizadas próximas aos grandes centros urbanos. Os bens produzidos por estas empresas são divididos em três categorias:

  • Indústria de bens duráveis: Realizam a produção de bens não perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros.
  • Indústria de bens semiduráveis: Produzem bens intermediários com vida útil mediana como telefones, roupas, sapatos, etc.
  • Indústria de bens não duráveis: Produção de produtos perecíveis de primeira necessidade como alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.

Indústrias de Ponta

O foco dessas indústrias é a alta tecnologia e envolvem mão de obra altamente qualificada. O seu desenvolvimento e crescimento está fundamento na evolução científica e tecnológica. Há uma constante busca pela inovação e possuem grandes investimentos em pesquisa. Entre os exemplos de indústria de ponta podemos citar as empresas de informática, telecomunicações, farmacêutica, biotecnologia, produtos eletrônicos entre outros.

Princípios de gestão para indústria

Uma gestão eficiente pode ser responsável por fazer uma indústria crescer de uma forma sólida e constante. Um bom gestor pode ajudar a empresa a superar crises econômicas gravíssimas, sendo possível até mesmo crescer neste período. Ao utilizar alguns princípios de gestão como norte em sua tomada de decisão, o gestor terá em suas mãos uma espécie de guia que dará mais consistência em suas operações.

  • A busca pelo lucro;
  • Cultura de alto desempenho;
  • Invista no sucesso do cliente;
  • Alcance indicadores e metas;
  • Equipe de qualidade;
  • Tenha boas lideranças;
  • Busque por inovação.

Se você gostou deste post sobre os tipos indústria e os princípios administrativos de sucesso, comente neste post ou compartilhe em suas redes sociais.

 

Tags: