+55 31 2522-7160 | +55 31 98896-2092 IDIOMAS:
DowbisIndústria Conheça mais sobre o marketing para indústria e os negócios do setor

Conheça mais sobre o marketing para indústria e os negócios do setor

Você sabe o que é o marketing para indústria? Ele também é conhecido como marketing B2B ou Business Marketing que, como diz o nome, tem o foco em estratégias para vendas entre empresas. Segundo dados do IBGE o Brasil possui mais de 300 mil indústrias que empregam cerca de 70 milhões de pessoas. É um dos setores mais importantes da econômica e sua evolução caminha junto à história brasileira.  

O crescimento do país está intimamente ligado ao sucesso destas empresas. Entender isso e buscar formas políticas, trabalhistas e tributárias que favoreçam este crescimento é da responsabilidade de todos. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de indústria existentes no Brasil e no mundo e sua forma gestão.

Continue lendo e conheça mais sobre o Marketing Industrial e tipos de indústria com a Dowbis!

O que é o Marketing para indústria

Sabemos que o marketing em si tem como finalidade atrair clientes e fidelizá-los. Ou seja, promover a sua empresa ou o seu negócio. Atualmente foram surgindo diversos conceitos e estratégias e hoje em dia ouvimos bastante sobre o Marketing Digital.

O Marketing Digital trouxe uma nova proposta de estratégias alinhadas com os avanços tecnológicos e tendências atuais do mercado. Ou seja, como características desse tipo atual de marketing é possível fazer o monitoramento em tempo real do retorno de suas estratégias. Isso faz com que empresas tenham estratégias otimizadas e que se encaixam melhor de acordo com o perfil de seu público alvo.

Tendo dito isso, podemos dizer que o marketing para indústria ou Marketing Industrial é uma estratégia mais precisa. Isso é porque o próprio nome já diz que são estratégias voltada para o setor industrial! Além disso, esse é um setor com muitas particularidades o que se faz necessário ter uma equipe que conhece de fato sobre o marketing para indústria.

Quando se usa das estratégias corretas é possível fazer a sua marca se destacar no mercado.

Tipos de Indústrias

Indústria Extrativistas

As indústrias extrativistas são responsáveis por extrair a matéria-prima como vegetal, animal ou mineral da natureza. Não há, no entanto, uma alteração significativa nas propriedades deste material extraído. Como exemplo deste tipo de indústria podemos citar as indústrias madeireiras, mineradoras, extração de Petróleo e carvão mineral.

Indústrias de Bens de Capital

Trata-se de um setor extremamente complexo, com características que dependem do tipo de produção. Chamadas também de indústria de bens intermediários, essas empresas servem como base para outras indústrias, pois, fornecerem matéria-prima, energia, equipamentos e instalações industriais. Dentre essas indústrias podemos citar as fábricas de tornos que fornecem materiais para indústrias mecânicas e indústrias de ponta. Sua principal função é equipar outros tipos de indústrias.

Indústrias de Bens de Consumo

Este tipo de indústria é responsável por produzir, como o próprio nome diz, produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. São indústrias leves que são localizadas próximas aos grandes centros urbanos. Os bens produzidos por estas empresas são divididos em três categorias:

  • Indústria de bens duráveis: Realizam a produção de bens não perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros.
  • Indústria de bens semiduráveis: Produzem bens intermediários com vida útil mediana como telefones, roupas, sapatos, etc.
  • Indústria de bens não duráveis: Produção de produtos perecíveis de primeira necessidade como alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.

    indústria

Indústrias de Ponta

O foco dessas indústrias é a alta tecnologia e envolvem mão de obra altamente qualificada. O seu desenvolvimento e crescimento está fundamento na evolução científica e tecnológica. Há uma constante busca pela inovação e possuem grandes investimentos em pesquisa. Entre os exemplos de indústria de ponta podemos citar as empresas de informática, telecomunicações, farmacêutica, biotecnologia, produtos eletrônicos entre outros.

Princípios de gestão para indústria

Uma gestão eficiente pode ser responsável por fazer uma indústria crescer de uma forma sólida e constante. Um bom gestor pode ajudar a empresa a superar crises econômicas gravíssimas, sendo possível até mesmo crescer neste período. Ao utilizar alguns princípios de gestão como norte em sua tomada de decisão, o gestor terá em suas mãos uma espécie de guia que dará mais consistência em suas operações.

  • A busca pelo lucro;
  • Cultura de alto desempenho;
  • Invista no sucesso do cliente;
  • Alcance indicadores e metas;
  • Equipe de qualidade;
  • Tenha boas lideranças;
  • Busque por inovação.

Por que investir nessa estratégia?

Como falado anteriormente, com a estratégia correta para o seu tipo de negócio e setor de atuação você pode atingir exatamente o seu público-alvo. Atualmente, ter uma presença digital se tornou uma necessidade de muitas empresas, de todos os portes e segmentos.

No marketing para indústria isso não seria diferente. Com o Marketing Digital com foco em indústria você cria um ambiente onde se aproximará de sua buyer persona e interage com ela. Além disso, também por meio dessa presença digital será possível observar as dificuldades,  necessidades e desafios de seus clientes.

Essa proximidade é extremamente importante uma vez que dessa forma será possível determinar de forma mais precisa as suas estratégias. Ademais, ao usar o Marketing Digital você tem diversas vantagens como aumentar o alcance da sua marca. Por exemplo, quando as pessoas pesquisarem por alguns termos relacionados ao seu negócio, sua marca estará lá para apresentar a solução do problema de seu possível cliente.

É também por meio desse foco estratégico que você irá construir um relacionamento mais próximo de seu público-alvo, personalizar e direcionar mais ainda o seu negócio.

Aplicar o Marketing Digital com foco na indústria

Bom, agora que você está entendendo mais sobre o assunto você deve estar se perguntando: mas como eu faço para aplicar o marketing industrial na minha empresa? Bom, primeiro você deve investir mais e entender mais sobre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O seu foco deverá ser os desafios e necessidades do seu público-alvo e se tornar referência de busca. Ou seja, dessa forma você se tornará a resposta para os problemas de seus potenciais clientes.

Além disso você pode explorar as mais variadas soluções que o Marketing Digital te oferece. Ou seja, ações de inbound marketing, email marketing, mídia de performance, etc. Atualmente o mobile marketing tem gerado grande impacto e sendo bastante utilizado para facilitar e manter a relação com clientes.

Como você percebeu, é bastante coisa para se informar e buscar entender sobre o marketing para indústria. Sendo assim, é imprescindível que você encontre o melhor parceiro para te ajudar a atingir seus objetivos! Você conhece a Dowbis? A agência especializada que irá te ajudar a crescer e ter mais lucros.

Indústria

Tags: