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Macro captação digital de alunos lota salas de aulas

Segundo os últimos dados do Censo Escolar da Educação Básica, o Brasil possui mais de 180 mil escolas, destas 21,7% são particulares. Esse número vem crescendo muito nos últimos anos e como consequência disso, houve um aumento na concorrência ampliando a dificuldade de realização de matrículas em escolas privadas.

Neste contexto, o papel do marketing na educação nunca foi tão importante. Algumas escolas privadas quando reconhecem  que precisam de publicidade, talvez apenas pensem em alguns folhetos ou eventos aqui e ali, e acabam por demorar muito para perceber o impacto potencial que o marketing digital pode ter sobre a quantidade de matrícula de estudantesAcompanhe este post e receba informações sobre como captar novos alunos através da macro captação digital.

Macro captação digital

Se a micro captação, acontece quando uma ação de marketing se dá ao nível individual, como, por exemplo, por telefone ou visita a domicílio. A macro captação é mais abrangente, pois se trata de uma única ação de marketing, com alto poder de alcance, de forma a atingir muitas pessoas ao mesmo tempo.

No caso da macro captação digital, a internet e as mídias sociais são ferramentas de marketing poderosas, particularmente para o mercado educacional, uma vez que tornam possível a exposição de forma diferenciada, da marca para diferentes públicos, sejam eles pais ou estudantes.

Vantagens da macro captação

Em uma era de taxas mais elevadas, as escolas precisam trabalhar ainda mais para diferenciar as suas ofertas e ampliar a sua credibilidade, sendo uma ótima solução, a utilização do marketing digital como “vitrine”.

A macro captação digital é uma vantajosa forma para captar novos alunos, por ser este um marketing de baixo custo, e também é a melhor escolha devido ao crescimento da comunicação, via celular, o que torna mais fácil, o acesso aos jovens.

Marketing digital e suas estratégias

Trata-se de ações de comunicação realizadas através da internet em computadores, celulares e outros meios digitais. Conforme informado neste artigo, entre os seus benefícios podemos destacar o seu potencial de segmentação e o baixo valor de investimento se comparado ao marketing tradicional. Entre suas estratégias existem ações de curto, médio e longo prazo que devem ser realizadas tendo em vista os objetivos da escola. Como estratégia de curto prazo podemos destacar o tráfego pago ou Links Patrocinados, em que você poderá gerar um acesso rápido em seu site ou blog utilizando anúncios publicitários criados através de plataformas específicas.

Já como estratégia de longo prazo podemos destacar o Inbound marketing que tem como objetivo atrair clientes para o seu site e blog, porém, de forma orgânica, ou seja, sem realizar o patrocínio publicitário para isso. Essa estratégia também é conhecida como marketing de atração e entre os seus pilares encontramos:

  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégia em Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

Macro captação digital

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é usado para fazer contato direto com um grupo de pessoas que são potenciais clientes. Geralmente os conteúdos desses e-mails informam sobre promoções, aquisição de negócios e vendas. Todos os artigos, ebooks, infográficos e whitepaper podem ser enviados via e-mail em um fluxo que tem por objetivo conduzir o cliente no funil de vendas para que ele tome uma decisão positiva em relação a sua escola.

Sites e mídias sociais

Os pais realizam pesquisas online sobre as escolas antes de considerar alguma em definitivo, especialmente para uma escola particular. Considere obter seu site atualizado com um melhor apelo visual e incluir todas as informações que os pais desejariam saber.

Ter um site limpo, moderno e fácil de navegar pode ser o fator decisivo para os pais ao escolher uma escola! O site da sua escola deve comunicar os benefícios educacionais de se frequentar a sua escola.

Obtenha uma conta no Twitter, Facebook e até mesmo Instagram da escola e comece a anunciar eventos emocionantes, realizações de estudantes, anúncios e qualquer outra coisa para construir a marca da sua escola. As mídias sociais encorajam estudantes e funcionários a se envolver e compartilhar sua excitação para a escola. Você também pode divulgar todas as coisas que estão acontecendo ao longo do ano letivo.

Retorno sobre o investimento (ROI)

De nada adianta desenvolver estratégias de marketing sem saber ao certo os resultados obtidos em cada ação. O ROI é uma das principais métricas utilizadas no meio digital que possibilita que sejam identificados todos os resultados positivos tragos pelo investimento.

É por meio dele que os profissionais de Marketing Digital entendem que uma estratégia está sendo ou não eficaz. O retorno sobre o investimento é calculado através de uma expressão matemática que considera a receita total de vendas e o valor total investido por um determinado tempo.

Ações para atração de alunos

Através de ações de macro captação digital, você pode mostrar o que torna a sua escola especial e por que a sua equipe está orgulhosa em trabalhar na sua escola.

As equipes esportivas também são um grande incentivo para captação de novos alunos. Além disso, há também os programas especiais, instrução baseada na fé, ou abordagem diferenciada para a aprendizagem em sala de aula. Esta é a “marca” da sua escola e a razão pela qual os pais podem reconhecê-la como um lugar para enviar seus filhos. Existem também alguns cursos que são muito atraentes para alunos e pais, como por exemplo:

  • Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática;
  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Intercâmbios Internacionais;
  • Idiomas adicionais;
  • Cursos de artes e instrumentos musicais.

Quando estes programas existem em uma escola, atrelado a uma boa exposição via digital, certamente resultará em salas de aulas lotadas. Se você deseja ampliar a captação de alunos em sua escola, entre em contato conosco e agende agora uma reunião. A Dowbis irá ultrapassar as suas metas de matrícula.

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